Mike Pence, o vice-presidente dos EUA, conseguiu evitar a comitiva norte-coreana durante um jantar na última noite, mas esta sexta-feira ficou sentado quase ao lado da irmã de Kim Jong-un, no estádio olímpico, em PyeongChang, na Coreia do Sul.
Corpo do artigo
O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e responsáveis norte-coreanos estiveram presentes numa receção na sexta-feira organizada pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, a propósito da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas não se encontraram frente a frente.Alyssa
Farah, porta-voz de Pence, disse que o vice-presidente dos Estados Unidos falou com alguns convidados na receção, "mas não se cruzou com a delegação norte-coreana".
Pence tinha um jantar com os atletas norte-americanos e não participou no jantar que se seguiu, onde iria partilhar uma mesa com o presidente sul-coreano e o chefe de Estado honorário da Coreia do Norte, Kim Yong Nam, indicou Seul.
De acordo com as imagens mostradas pela televisão, a distribuição de lugares colocava Pence à esquerda de Moon e à frente de Kim.
O chefe de Estado norte-coreano ficaria entre o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach.
O vice-presidente dos Estados Unidos tinha defendido antes da cerimónia que os jogos não deveriam ser usados como uma abertura para negociações com o norte, enquanto este não quiser negociar acerca do seu programa nuclear.