A cumprir a segunda época no emblema de Paris, o criativo, de 24 anos, vive um dos melhores períodos desde que chegou a França, sendo imprescindível no esquema tático de Luis Enrique
Corpo do artigo
Vítor Machado Ferreira, conhecido no mundo do futebol por Vitinha, está a realizar a melhor temporada da carreira, sendo um dos destaques na equipa do Paris-Saint-Germain.
Depois de uma primeira época com Christophe Galtier abaixo das expectativas e marcada pelo alegado desentendimento com Messi, o internacional português parece ter encontrado a estabilidade necessária com o timoneiro espanhol sendo considerado o “cérebro” da equipa gaulesa na presente temporada.
O médio, que chegou ao Parque dos Príncipes vindo do F. C. Porto, numa transferência pelo valor da cláusula de rescisão (40 milhões), tem encantado a europa do futebol com as mais recentes exibições e não escapa aos elogios do técnico.
“O Vitinha é um jogador perfeito para um treinador como eu. Não perde a bola, que é exatamente o que queremos. Depois, é capaz de se movimentar entre linhas, de desmarcar, de marcar... só posso dar-lhe os parabéns e incentivá-lo a manter este nível. Ou até mesmo elevá-lo” frisou o técnico espanhol, em conferência de imprensa, após a vitória (0-2) sobre o Marselha em partida da ronda 27 da liga francesa.
Na quarta-feira, num dos jogos de maior cartaz dos quartos de final da Liga dos Campeões, o criativo português estreou-se a marcar na competição, tendo feito o segundo golo da equipa francesa, que, na verdade, foi insuficiente para evitar a derrota (2-3) frente ao Barcelona. Vitinha voltou a realizar uma exibição monumental, tendo sido considerado um dos melhores jogadores em campo.
Ainda em disputa por uma vaga no próximo Europeu, o jogador português ambiciona fazer parte da lista final de Roberto Martínez. Recentemente, questionado sobre essa luta, o criativo foi peremptório. "Imagino-me no Europeu, mas sei que não tenho lugar garantido. Ainda bem que assim o é. Faz-me estar sempre alerta e no auge das minhas capacidades, para dar sempre o máximo. Mas claro que espero estar no Europeu”, frisou o médio.
O jogador, de 24 anos, assume a vontade de ganhar o Europeu e sublinha que Portugal é candidato: “Queremos ganhar o Europeu como qualquer seleção. Mentiria se o negasse. Temos uma grande seleção, com grandes jogadores. Falta chegar ao Europeu e mostrar essa qualidade. Somos candidatos”.
Na atual temporada, Vitinha soma oito golos e cinco assistências em 39 jogos disputados até ao momento, estando no pódio dos melhores marcadores do PSG na presente época.