Vítor Pereira garantiu que já conhece a estratégia do Benfica para o jogo de sábado, no Dragão (20.30 horas, SportTV1). O técnico do F. C. Porto até avançou com a titularidade do benfiquista Enzo Perez. "Contra nós, jogam sempre assim. Contra as outras equipas, é diferente", explicou, na antevisão do desafio que opõe dragões e águias, e que pode decidir o título.
Corpo do artigo
"Já nos fizeram tantos funerais... Mas, os títulos não se dão, nem se compram. Conquistam-se. Os adeptos e o clube merecem que a prova seja discutida até ao fim. Vão estar frente-a-frente as duas melhores equipas nacionais. Toda a gente vai querer estar no estádio", referiu, acerca da envolvência do clássico.
Quanto a José Eduardo Moniz, do Benfica, que o apelidou de "tolinho", deixou o dirigente benfiquista sem resposta. "Nada tenho a dizer. Se comentasse aquilo que toda a gente diz...", justificou.
As estatísticas dão vantagem ao F. C. Porto quando joga em casa frente ao Benfica. Mas isso tem pouco valor: "Se as estatísticas ganhassem jogos... Espero uma grande arbitragem, de um árbitro de nível mundial (Pedro Proença). Estamos preparados e motivados. Estamos bem. Espero que seja um jogo de grande nível".
Questionado sobre se este clássico vai ser o desafio mais importante da sua vida, retirou-lhe a carga emocional. "Sou novo. A minha carreira ainda está no início. O jogo mais importante é sempre aquele que está para vir", declarou, chamando a atenção dos jornalistas que, em duas épocas, como técnico principal portista, ainda só perdeu por uma vez. "E não digo mais nada", completou, enviando uma farpa aqueles que duvidam da sua competência.
"Tenho a certeza que o Enzo Perez (Benfica) vai jogar. Mas, a nós, F. C. Porto, isso não altera nada. Queremos ter a bola, dominar, ser pressionantes e jogar no meio-campo contrário", antecipou, sobre a tática portista e anulando as dúvidas clínicas em torno de Enzo Perez.
A terminar, mostrou certezas acerca da estratégia de Jorge Jesus para o Dragão. "Sei como o Benfica vai jogar, mas não o vou dizer. Tenho a certeza como vão jogar. Contra nós, jogam sempre assim! Contra as outras equipas, jogam de forma diferente", finalizou, de um forma enigmática e desafiadora.