Segunda jornada da Liga Europa, esta quinta-feira, em Lyon, e o Vitória com a perspetiva do segundo triunfo no torneio. Pelo menos, "ambição e determinação" em busca de um bom resultado, diz o treinador, Rui Vitória.
Corpo do artigo
"Vamos jogar com um sorriso nos lábios, com olhar de campeão, com determinação, com a nossa identidade e com a nossa qualidade, que também a temos", afirma Rui Vitória.
O triunfo da equipa minhota sobre o Rijeka, por 4-0, na prmeira joranda do torneio, fez eco nas margens do Ródano, mas os franceses também confiantam na vitória. Diz Rémi Garde, treinador do Lyon: "Os favoritos somos nós, pela nossa história e pela diferença de orçamentos". Reponde Rui Vitória, treinador do Vitória: "Concordo. O Lyon é uma equipa de Liga dos Campeões, é um clube com muito mais historial. E até parece mal comparar os orçamentos".
A diferença de meios é abissal: o Lyon tem um orçamento anual de 110 milhões de euros e o Vitória governa-se com três milhões.
"Essa diferença é notória, mas não dá a vitória a uma equipa e a derrota a outra", observa Rui Vitória.
Certo é que o OL já não é o papão da primeira década do século, quando tinha craques como Sony Anderson ou Júnior Pernambucano, quando ganhou sete campeonatos a eito (entre 2000 e 2007) e se media com os melhores da Liga dos Campeões.
O atual Lyon foi eliminado no play-off da Champions, pela Real Sociedade, e anda pelo nono lugar da Ligue 1.
A tudo isto, o Lyon junta um furacão de lesões: o português Miguel Lopes é só um de meia-dúzia de titulares lesionados,entre os quais os defesas centrais Bedimot e Dabo e a maior estrela da companhia, o médio internacional francês Gourcuff.
Eis, aparentemente, o cenário ideal para o Vitória tentar a segunda vitória no grupo I. O avançado nigerado Maazou aconselha prudência, até porque não tem boas recordações de Gerland (perdeu 3-0 na última vez que lá jogou, pelo Bordéus). Mas o ponta-de-lança da equipa minhota confia: "O Vitória é uma equipa jovem, sem experiência e está na Liga Europa como quem vai à escola, para apender, mas, quem sabe?, talvez possamos ganhar. Temos valor e vamos tentar prová-lo em campo".