A Federação Portuguesa de Futebol e a coordenação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável firmaram um protocolo de cooperação para promover estilos de vida saudáveis para pessoas maiores de 50 anos. O "Walking Football", o futebol praticado a caminhar, é uma das formas para o conseguir.
Corpo do artigo
O Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável tem como finalidade maximizar a longevidade e a qualidade de vida dos cidadãos em Portugal, um dos países mais envelhecidos do mundo.
O "Walking Footbal", modalidade promovida pela FPF, conta com cerca de 1500 atletas federados, 45% deles do sexo feminino, com uma média de idades de 67 anos, sendo que há uma atleta com 93 anos, da Associação de Futebol de Viseu.
"Integrar o Walking Football no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável representa um passo importante na nossa missão de encorajar a prática desportiva em todas as idades. Não só promove a atividade física, mas também o convívio social, a inclusão e o bem-estar emocional, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade de vida da nossa população sénior", referiu o presidente da FPF, Fernando Gomes, citado pelo sítio oficial daquele organismo.
Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, vê o "Walking Football" como "uma atividade que vem complementar o que existe atualmente, criando uma oferta atrativa de exercício físico para todos, com impacto físico, mental e social de grande relevância”.