O belga Wout van Aert deu esta quarta-feira a segunda vitória consecutiva à Jumbo-Visma na 107.ª Volta a França, ao impor-se ao "sprint" na quinta etapa, com final em Privas. O francês Julian Alaphilippe foi penalizado em 20 segundos e perdeu a liderança.
Corpo do artigo
No fim dos 183 quilómetros da tirada, que partiu de Gap, Van Aert conquistou o seu segundo triunfo na prova francesa, batendo o holandês Cees Bol (Sunweb) e o irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep), respetivamente segundo e terceiro, com as mesmas 4.21.22 horas do vencedor.
O francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) perdeu a camisola amarela para o britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), depois de ter sido penalizado em 20 segundos pelo colégio de comissários por ter recebido abastecimento dentro dos últimos 20 quilómetros, algo que está proibido nos regulamentos.
Com a penalização de 20 segundos ao francês, Adam Yates (Mitchelton-Scott) é o novo camisola amarela, liderando a geral com três segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e sete sobre o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).