Depois das derrotas com o F. C. Porto (3-2) e o Braga (1-0), para o campeonato, e o empate com o Famalicão (1-1), na Taça de Portugal, o Benfica foi à Ucrânia perder com o Shakhtar Donetsk, por 2-1, em jogo dos 16 avos de final da Liga Europa.
Corpo do artigo
Alan Patrick inaugurou o marcador para os ucranianos, Pizzi empatou de penálti e, por fim, Kovalenko apontou o golo do triunfo da equipa treinada pelo português Luís Castro.
Ainda assim, o Benfica deixou a eliminatória em aberto para o jogo no Estádio da Luz, dentro de uma semana.
O primeiro tempo terminou sem golos, mas o Shakhtar ainda festejou um, da autoria de Marlos. No entanto, o lance foi analisado pelo VAR, que vislumbrou um fora de jogo milimétrico do avançado e anulou o golo. Os primeiros 45 minutos praticamente só deram Shakhtar, mas o Benfica aguentou-se. O pior veio na segunda parte.
Vlachodimos impediu males maiores, mas também contou com o contributo dos ferros da baliza, nomeadamente ao minuto 51, quando Ismaily acertou num poste. Sol de pouca dura. Cinco minutos volvidos e a equipa de Luís Castro chegou-se à frente, num remate colocado de Alan Patrick.
1230572905601302529
O tento sofrido parece ter despertado o Benfica, que festejou golo de Tomás Tavares aos 62 minutos. No entanto, o lance foi analisado pelo VAR e percebeu-se que Cervi, que havia assistido o lateral, tinha sido carregado em falta. Por isso, o árbitro apontou para a linha de 11 metros e, de lá, Pizzi não falhou. Foi o 23.º golo do médio, nos 36 jogos oficiais que disputou esta temporada.
1230575424637411328
O empate seria um resultado promissor para o Benfica, rumo aos oitavos de final da Liga Europa, mas o jogo não estava terminado e os ucranianos aproveitaram um lance infeliz de Rúben Dias para fecharem o marcador, por Kovalenko, quando o cronómetro marcava 72 minutos.
1230577828359483392
O Benfica volta, agora, a jogar em casa do Gil Vicente, na segunda-feira, para o campeonato, recebendo depois a equipa de Luís Castro na quinta-feira seguinte, no jogo decisivo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.