As grandes lojas de venda a retalho nos Estados Unidos já começaram a pré-venda do Kinect, o novo acessório com sensor de movimento da Microsoft para a sua consola Xbox. Contudo, a empresa não anunciou um preço final para o aparelho. Grandes espaços comerciais como a Bestbuy, Gamestop e Amazon estão a anunciar a venda do novo equipamento a 149,99 dólares (cerca de 122 euros).
Corpo do artigo
O sistema de sensor de movimento, que chegará às prateleiras nos EUA a 4 de Novembro, já pode ser encomendado com esse preço nas lojas online de BestBuy, GameStop e Amazon.com. De momento, o preço mais baixo é oferecido pela Wal-Mart, que propõe o novo equipamento por menos 1,50 dólares (1,22 euros).
Um porta-voz da Microsoft reiterou, na passada segunda-feira, que a empresa ainda não anunciou o preço do Kinect ou forneceu informações sobre o valor do produto às lojas.
O Kinect, com o qual jogadores controlam jogos com movimentos corporais, sem usar periféricos, é considerado um aparelho revolucionário no mercado de jogos e deve gerar uma recuperação nas vendas da Xbox antes do Natal.
A expectativa é de que o Kinect atraia novos jogadores casuais para a consola da Microsoft, frente à concorrência do Wii, da Nintendo, e da PlayStation 3, da Sony.
Já foram fabricadas cerca de 40 milhões de Xbox desde que a consola foi lançada em Novembro de 2005, superando a PlayStation 3, mas não a Wii, ambas lançadas um ano depois.
O Kinect foi anunciado na feira de videojogos E3, no ano passado, sob o código "Projecto Natal", e foi lançado oficialmente no mesmo evento deste ano que ocorreu na semana passada, em Los Ângeles.
O aparelho possui uma câmara, sensores 3D e um microfone, que permitem controlar a Xbox com os movimentos do corpo ou com a voz. O mesmo consegue acompanhar o movimento do corpo humano, não sendo afectado pelo tipo ou cor da roupa e do mobiliário.
O Kinect permitirá controlar não só os jogos, como também filmes, visualização de imagens, o Facebook, o Twitter e até permitirá realizar videochamadas (Vídeo Kinect). Controlar a Xbox nunca foi tão simples, não só pelo facto de podermos usar gestos, mas também porque basta dizer algumas palavras de ordem, como "Xbox" (para esta começar a "ouvir" comandos), "Xbox, pause", "Xbox, play" ou "Xbox, stop" para que esta responda aos nossos comandos.
"Para muitas pessoas, o controlo é uma barreira", disse o director criativo da Microsoft, Kudo Tsunoda, ao "USA Today". "Criámos um novo paradigma para os controlos, em que qualquer um pode jogar sem ter de ler as instruções ou aprender esquemas complicados de comandos", concluiu.
Foram apresentados alguns jogos compatíveis com o Kinect, como o Kinect Sports (onde é possível jogar voleibol, bowling, pingue-pongue…), o Kinect Joy Ride (um jogo de carros com muitas acrobacias), o Kinect Adventures, Forza entre outros.