"A valorização é tudo": jovens trocam faculdades por cursos na hotelaria e turismo

Pedro Mariano e Inês Queirós estão a estagiar em duas empresas, como parte integrante dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
Foto: André Rolo
Após frequentarem cursos no Ensino Superior, Inês Queirós e Pedro Mariano candidataram-se à Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, no ano letivo 2024/2025. Ela na área de pastelaria e ele em turismo cultural e património. Apesar de estarem ancorados nos gostos pessoais, sabem que o turismo é atrativo para quem quer construir uma carreira.
Faltava pouco tempo para terminarem as candidaturas, mas durante uma viagem de carro, Inês Queirós decidiu apostar todas as fichas no curso de gestão e produção de pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) do Porto. Já tinha um negócio de "cake design" e, apesar de gostar muito de pastelaria, nunca a viu como uma profissão. Estava num momento de pausa, indecisa se deveria concluir a licenciatura de quatro anos em enfermagem veterinária. "Não era exatamente aquilo que eu queria. Eu não me sentia realizada nem me sentia feliz", conta aos 23 anos e a estagiar, há dois meses, no Cénica Porto Hotel, da cadeia Hilton.

