As acções da PT subiam 4 % no final da primeira hora de negociação de hoje, quarta-feira, após o anúncio da Telefónica de aumentar a oferta pela posição da operadora na Vivo para 6,5 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
Na abertura da bolsa de Lisboa, os títulos da PT registaram uma subida de 6,38 por cento para os 9 euros, tendo depois atingido o máximo de 7,7 por cento.
"s 09:00, os títulos da PT avançavam 3,981 por cento para 8,8 euros.
A operadora portuguesa chegou a travar a queda do PSI 20 esta manhã, mas no final da primeira hora, o PSI 20 inverteu a tendência e seguia já alinhado com os congéneres europeus, em baixa de 0,36 por cento.
O Conselho de Administração da PT considerou na terça feira, após uma reunião de emergência, que a nova oferta "não reflecte o valor estratégico deste activo para a Telefónica", mas decidiu discuti-la directamente com a empresa espanhola e solicitar a convocação de uma assembleia de geral para que os seus accionistas se pronunciem sobre o negócio.
Para a discussão da oferta com a Telefónica, foram mandatados o presidente do Conselho de Administração da PT, Henrique Granadeiro, o presidente da Comissão Executiva, Zeinal Bava, e o administrador com o pelouro financeiro, Luís Pacheco de Melo, segundo um comunicado enviado pela operadora portuguesa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
As acções da Telefónica seguiam no Ibex 35 a cair 1,47 por cento para 15,38 euros.