Acções da PT perdem mais de 1% após decisão do Tribunal Europeu contra a "golden share"
As acções da PT inverteram a tendência positiva da abertura e seguiam a perder 1,47 por cento após ter sido conhecida a decisão do Tribunal de Justiça Europeu, que considerou ilegal a "golden share" do Estado português.
Corpo do artigo
"Às 09:14, os títulos da empresa liderada por Zeinal Bava recuavam 1,47 por cento para 8,54 euros, após ter avançado mais de 1 % no arranque das negociações.
As acções da espanhola Telefonica, por sua vez, seguiam a avançar 1,13 por cento para 16,16 euros.
O Tribunal de Justiça da União Europeia considerou hoje que as "restrições" na Portugal Telecom "não são justificadas" dando razão à Comissão Europeia, disse fonte comunitária à agência Lusa em Bruxelas.
A decisão acontece uma semana depois de o Governo português ter usado os direitos especiais na PT para vetar a venda da brasileira Vivo à Telefónica, apesar da maioria dos accionistas (74 por cento) ter dado luz verde ao negócio.
O Estado português usou a “golden share”, pela primeira vez, para vetar a compra dos 50 por cento que a operadora tem na Vivo pela Telefónica, numa proposta revista em alta por duas vezes de 7,15 mil milhões de euros.
O Governo invocou "interesse nacional" para tomar esta posição. Na quarta feira, a Telefónica e a PT manifestaram-se disponíveis para discutir o futuro da brasileira Vivo.