Vários voos da TAP previstos para este sábado, dia de greve de pilotos na transportadora, foram cancelados ou estão a sofrer atrasos, sendo o aeroporto de Lisboa o mais afetado.
Corpo do artigo
Às 8.00 horas, o site da ANA - Aeroportos de Portugal indicava o cancelamento de 13 voos com origem em Lisboa, com destinos como Faro, Horta, Madeira, Copenhaga, Varsóvia, Milão ou Estocolmo, além de vários atrasos, de minutos ou cerca de duas horas.
O painel das chegadas incluía atrasos de cerca de três a quatro horas em voos oriundos de Luanda, Brasília e Moscovo.
No Porto, os atrasos eram de alguns minutos e, no caso das chegadas, a demora podia ser de perto de uma hora.
No aeroporto de Faro registava-se o cancelamento de dois voos provenientes de Lisboa previstos para este sábado.
A TAP já tinha anunciado, na sexta-feira, o cancelamento de 36 voos previstos para este sábado, na sequência da reprogramação das viagens de cerca de 27 mil passageiros, dos cerca de 42 mil que, em média, viajam diariamente na companhia.
Os pilotos da TAP cumprem este sábado um dia de greve contra o agravamento das condições de trabalho e para obrigar o acionista Estado a receber os sindicatos para se discutir a situação da empresa.
A paralisação, que teve início às 0 horas deste sábado e se prolonga até às 23.59 horas, foi convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), cujo presidente, Jaime Prieto, disse à Lusa que "não restava outra opção" para evitar outro verão "vergonhoso", numa alusão ao cancelamento de muitos voos da companhia.
Os pilotos terão de cumprir os serviços mínimos.
