Alemanha garante que a "troika" vai monitorizar a reestruturação da banca espanhola
O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, anunciou, esta segunda-feira, que a "troika", constituída pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, vai monitorizar a reestruturação da banca espanhola.
Corpo do artigo
"Haverá uma 'troika'. Será responsável por controlar com precisão o cumprimento do programa", afirmou Schauble em declarações à rádio pública Deutschlandfunk, dois dias depois de ter sido aprovada uma ajuda de até 100 mil milhões de euros para o resgate da banca espanhola.
Ao salientar que essa monitorização limitar-se-á exclusivamente à reestruturação da banca espanhola, o ministro alemão observou que o setor financeiro de Espanha está a ser afetado por problemas decorridos da bolha imobiliária e que as medidas adotadas no sábado pelos ministros da Economia e Finanças da zona euro têm por base a experiência adquirida depois da crise imobiliária nos EUA.
"Como lição daquela crise aconselhámos a Espanha a proporcionar aos bancos dinheiro suficiente, quer queira ou não", disse aos microfones da rádio pública.