A Alpine vai entrar no segmento dos familiares com o A390_β, naquele que será o segundo elétrico da marca. Com lançamento previsto para 2025o, este "automóvel de competição num fato de gala feito à medida", já provou a suas capacidades, em fase de ensaios, fazendo em pista tempos semelhantes aos de um Alpine A110 GT.
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A designação A390_β segue a nomenclatura da Alpine, que combina um A seguido de três números, sendo que o 3 se refere à dimensão do automóvel e o 90 aos automóveis polivalentes de uso quotidiano da marca. A letra grega beta refere-se à fase intermédia de desenvolvimento, antes do lançamento oficial do automóvel de produção.
Refere a marca que o novo modelo "se inspira nas cadeias montanhosas dos Alpes", sendo que as rochas, os minerais e a neve são "elementos naturais que alimentaram o design e a escolha dos materiais, conferindo-lhe a sua força de carácter".
Dono de uma estética impactante, que já tivemos oportunidade de ver ao vivo, o A390_β é um SUV com formas que rapidamente nos remetem para o icónico A310 e para o mais recente A110. E 80% do concept será transposta para o carro de série.
Na frente, uma “ponte” melhora o fluxo de ar sobre a parte superior do automóvel, enquanto a grelha microperfurada orienta o ar da melhor forma possível e as largas grelhas laterais "criam uma cortina de ar para acelerar o fluxo natural".
Na traseira uma faixa de luz sublinha os elementos aerodinâmicos do concept, com um apêndice em forma de barbatana de tubarão, uma referência aos Alpine que correm em Le Mans.
Em harmonia com o difusor traseiro, a faixa de luz pode ser estendida ou retraída em 80 mm, permitindo que o A390_β se transforme de um design de “cauda curta” para um de “cauda longa”, reduzindo o coeficiente de resistência aerodinâmica e melhorando a autonomia do automóvel.
No interior destaque para os bancos da frente, inspirados nas baquets dos F1. O do condutor tem duas posições, sendo que a mais desportiva o inclina, quase ao nível de um monolugar de competição, num movimento acompanhado pelos pedais.
A plataforma será oriunda do grupo Renault, mas completamente reformulada e a marca promete sensações "idênticas às de um modelo com motor a gasolina".
Da motorização ou potência nada se sabe ainda, mas é seguro que terá três motores, tração integral e Active Torque Vectoring, sendo produzido na fábrica da Alpine, em Dieppe.