O atual presidente executivo da Vodafone Portugal, António Coimbra, vai liderar a Vodafone Espanha, a partir de 1 de setembro, e será substituído nas atuais funções por Mário Vaz, administrador responsável pelo negócio de particulares, anunciou a empresa.
Corpo do artigo
A Vodafone Portugal anunciou também, em comunicado, que António Coimbra "continuará, no entanto, como membro não executivo do conselho de administração" da empresa.
O novo presidente da comissão executiva da Vodafone Espanha é membro da administração da Vodafone Portugal desde 1995 e presidente desde setembro de 2009, quando substituiu no cargo o atual 'charmain' da empresa, António Carrapatoso.
A Vodafone Espanha obteve uma queda nas receitas de 9,4% para 5044 milhões de euros no ano fiscal de 1 de abril de 2011 a 31 de março de 2012, sendo que a quebra no volume de negócios se deveu à queda nas receitas do negócio de voz móvel. A carteira de clientes de telefone móvel aumentou 515 mil até aos 17742 milhões.
No comunicado, é referido que, nestes quase três anos sob a liderança de António Coimbra, "a Vodafone Portugal alcançou sucessos assinaláveis e, apesar da crise económica e financeira que o país tem vindo a atravessar, atingiu no exercício de 2011/12 todos os objectivos estratégicos e operacionais fixados".
o novo presidente executivo da Vodafone Espanha diz que deixa a Vodafone Portugal "com sentido do dever cumprido, confiante, quer quanto à posição e capacidade de desenvolvimento da empresa, quer relativamente ao difícil mas aliciante desafio que é o da liderança da Vodafone Espanha".
António Coimbra, de 51 anos, licenciou-se em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa e complementou a sua formação académica e profissional através de seminários e cursos de pós-graduação em diferentes áreas de saber realizados no país e no estrangeiro.
Iniciou a sua carreira profissional na Siemens, em 1987. Ingressou na Telecel, mais tarde Vodafone, em setembro de 1992, como diretor de vendas diretas.
Foi assumindo diferentes funções e cargos dentro da empresa e em 1994 tornou-se diretor de marketing, passando a integrar o conselho de administração em maio de 1995.