A bolsa portuguesa seguia hoje, sexta-feira, a negociar na linha de água, acompanhando as praças europeias de referência, que aguardam com expectativa os resultados dos testes de resistência realizados a 91 bancos da zona euro.
Corpo do artigo
Às 08:30, o principal índice, o PSI 20, avançava 0,03 por cento, para 7291,14 pontos, depois de na quinta feira ter encerrado a subir mais de 2,27 por cento.
Num dia em que não é esperada a divulgação de indicadores macroeconómicos relevantes, os investidores europeus têm a atenção concentrada na divulgação dos resultados dos testes de stress, após o fecho do mercado bolsista.
Os testes são feitos a 91 bancos europeus, entre os quais quatro portugueses (BES, CGD, BCP e BPI), sendo o Banco de Portugal responsável pelo exercício em Portugal.
O objectivo é analisar a resistência do sector bancário europeu e a capacidade que os bancos têm de suportar condições adversas e riscos nos mercados financeiros.
Na Europa, as praças seguiam ainda sem tendência definida, negociando na linha de água.
Madrid seguia a cair 0,04 por cento, Paris 0,003 por cento, Londres 0,11 por cento e Frankfurt 0,47 por cento.
O índice Euronext 100, por sua vez, avançava 0,09 por cento para 654 pontos, e o Stoxx 50 seguia inalterado nos 2463,24 pontos.
Em Lisboa, o PSI 20 seguia com 11 títulos negativos, oito positivos e um inalterado (Galp Energia).
A Brisa e a Sonae Indústria eram as acções que mais valorizavam, com subidas de 0,81 e 0,78 por cento para 4,97 e 2,36 euros, respectivamente.
Em sentido contrário, seguiam a REN e a Inapa, com quedas de 0,83 e 0,54 por cento para 0,48 e 2,58 euros.
A banca segue a pressionar as negociações, corrigindo os ganhos da última sessão, após as manifestações de confiança no sistema financeiro português por parte dos presidentes das principais instituições financeiras portuguesas.
O BCP segue em baixa de 0,46 por cento para 0,64 euros, seguido do BES, que recua 0,19 por cento para 3,55 euros, enquanto o BPI avança 0,43 por cento para 1,61 euros.