A Bolsa de Nova Iorque encerrou esta terça-feira em queda, depois de três sessões em recuperação, com o mercado a ser penalizado pelas preocupações sobre a Europa após a reunião franco-alemã.
Corpo do artigo
O índice industrial Dow Jones desvalorizou 0,67 por cento (76,97 pontos) para os 11.405,93 pontos e o tecnológico Nasdaq 1,24 por cento (31,75 pontos) para os 2.523,45 pontos. O alargado Standard & Poor's 500 recuou 0,97 por cento (11,73 pontos) para os 1.192,76 pontos, noticiou a agência francesa AFP.
Em baixa desde a abertura, os índices de Wall Street acentuaram temporariamente as perdas depois do encontro entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Os investidores mostraram-se decepcionados por os líderes terem afastado a ideia de criar obrigações europeias, bem como de aumentar a dimensão do fundo de socorro dos países em dificuldades financeiras. A vontade de propor uma taxa sobre as transações financeiras pesou negativamente no setor financeiro.
A tendência em queda foi acentuada no início da sessão pelos números desanimadores do crescimento na Alemanha, a maior economia da zona euro, de apenas 0,1 por cento no segundo trimestre.