A recuperação da economia europeia parou e o Produto Interno Bruto na União Europeia deve estagnar durante 2012, admitiu, esta quinta-feira, a Comissão Europeia.
Corpo do artigo
"A recuperação da economia da União Europeia parou. A confiança deteriorou-se acentuadamente e está a afectar o investimento e o consumo, o enfraquecimento do crescimento global está a prender o aumento as exportações, e a urgente consolidação orçamental está a pesar sobre a procura doméstica", alerta o executivo comunitário nas previsões do outono hoje divulgadas.
A previsão de Bruxelas é que, em 2012, haja um crescimento ténue da economia europeia, na casa do meio por cento, sendo expectável que em 2013 haja um "crescimento lento" para 1,5%.
No entanto, nota o executivo liderado por Durão Barroso, "nenhuma melhoria real" é projectada para o mercado de trabalho, com a taxa de desemprego a permanecer no nível actual de cerca de 9,5%.
Em termos gerais, e comparando com as anteriores previsões da primavera da Comissão, o cenário é francamente mais negativo: na ocasião, Bruxelas apontou para um crescimento de 1,8% para a economia europeia e de 1,9% em 2012.