CDS diz que execução orçamental mostra que crescimento e consolidação podem ser simultâneos
A deputada do CDS-PP Cecília Meireles considerou, esta sexta-feira, que os dados agora conhecidos da execução orçamental confirmam que crescimento económico e consolidação orçamental não são opostos e podem ser alcançados simultaneamente.
Corpo do artigo
"Creio que estes números são mais uma confirmação de que crescimento e consolidação orçamental não só não são opostos, como podem ser alcançados simultaneamente", disse Cecília Meireles, em declarações aos jornalistas no parlamento.
De acordo com a síntese de execução orçamental de setembro divulgada pela Direção-Geral de Orçamento (DGO), o défice das administrações públicas fixou-se nos 3.989,8 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, quando no mesmo período de 2013 alcançou os 5.410,9 milhões de euros.
Estes números indicam uma melhoria de 1.421,1 milhões em termos homólogos.
Sublinhando que os dados agora conhecidos "demonstram que a execução orçamental está em linha com aquilo que foi previsto para o Orçamento do Estado", Cecília Meireles sustentou ainda tratar-se de um "sinal de credibilidade", mas também "um sinal fundado que é possível com responsabilidade abrir caminho para algum alívio nas condições de vida dos portugueses".