Desde que foi declarado o estado de emergência, o telefone não pára de tocar com pedidos de ajuda para esticar um orçamento familiar cada vez mais curto.
Corpo do artigo
"Há muitas famílias com recibos verdes que viram os rendimentos reduzidos e estão com dificuldade em honrar os compromissos, como crédito à habitação, mas também ao consumo e cartões de crédito", adianta Natália Nunes, do gabinete de proteção financeira da Deco.
Mas o desespero já se alargou a outros. "Pessoas que trabalham em pequenas empresas que fecharam e ficaram sem emprego, não sabem se vão ou não ser postas em lay-off ou se vão ter para onde regressar findo o estado de emergência, e não sabem a quem recorrer ou se no fim do mês vão ter rendimento. Há um grande desespero", relata.
Quem liga, pede informação sobre as moratórias previstas no crédito à habitação e nas rendas, sobretudo porque muitos não entendem em que situações se aplica. As medidas são um "balão de oxigénio" para as famílias, reconhece a responsável da Deco, mas deixa um alerta. "Não nos podemos esquecer que é temporário. Daqui a seis meses terão de retomar os pagamentos."
Perante a quebra de rendimento, qual é a primeira fatura que deixam de pagar? Natália Nunes explica que, com restaurantes e cafés fechados, corta-se na compra de roupa e sapatos. "As pessoas resistem até à última a deixar de pagar a prestação da casa, da água, da luz e do gás. Fazem ginástica com o orçamento, levam o pagamento até ao limite do prazo porque, se não pagam, há interrupção. O último mesmo é o crédito à habitação."
As medidas de emergência aprovadas pelo Governo retiram algum peso a este aperto, já que proíbem o corte de serviços essenciais. Durante o estado de emergência e no mês subsequente, não é permitida a suspensão do fornecimento de água, energia elétrica, gás natural e comunicações eletrónicas, diz a lei. "O que vimos na última grande crise é que as pessoas trocam os produtos por opções mais baratas. Na carne e no peixe, que têm preços mais altos, corta-se muito", descreve. E também na farmácia.