O preço dos combustíveis deve subir na próxima semana, com um acréscimo até dois cêntimos por litro, como reflexo das cotações nos mercados internacionais.
Corpo do artigo
Segundo adiantou à Lusa fonte do setor, a evolução das cotações dos dois combustíveis permite antecipar uma subida dos preços entre os 1 a 2 cêntimos por litro em igual proporção entre gasóleo e gasolina.
De acordo com a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), relativos a 2.626 postos no continente, o preço médio do gasóleo, segundo dados de quinta-feira, era de 1,479 euros por litro, enquanto a gasolina 95 se fixava em 1,676 euros por litro.
Em relação à mesma data do ano passado, o preço da gasolina está agora 14 cêntimos mais caro, o que representa um acréscimo de 9%, enquanto o preço do gasóleo aumentou cerca de 10 cêntimos por litro, o que representa mais 8% do que há um ano.
De acordo com o boletim europeu semanal sobre o preço dos combustíveis, o preço da gasolina em Portugal está cerca de 1 cêntimo abaixo do custo médio da zona euro e o gasóleo 2 cêntimos abaixo da média dos 17 países.