<p>O valor do crédito concedido às famílias aumentou 314 milhões de euros de Agosto para Setembro, com o malparado a subir quatro milhões de euros, ainda que tenha caído na habitação, segundo os dados do Banco de Portugal.</p>
Corpo do artigo
De acordo com o Boletim Estatístico hoje publicado, o valor dos empréstimos concedidos aos particulares subiu em Setembro para os 140.972 milhões de euros, face aos 140.658 milhões de euros em Agosto.
O valor de crédito concedido aumentou em Agosto em todos os segmentos, com destaque para o crédito à habitação, que atingiu os 113.110 milhões de euros em Setembro, mais 271 milhões de euros que em Agosto.
Nos créditos para consumo, o valor aumentou em 28 milhões de euros, enquanto que, para outros fins, o crédito avançou 15 milhões de euros.
No que diz respeito ao crédito de cobrança duvidosa, este apenas aumentou no consumo, tendo caído nos segmentos outros fins e habitação.
Nos empréstimos para habitação, o crédito malparado desceu em 14 milhões de euros entre Agosto e Setembro, para os 1.943 milhões de euros e no crédito para outros fins a cobrança duvidosa caiu oito milhões de euros para 918 milhões de euros.
No mesmo período, no crédito ao consumo, o malparado cresceu, por sua vez, em 26 milhões (para 1258 milhões de euros).
No total, o malparado aumentou dos 4.115 milhões de euros de Agosto para os 4.119 milhões de euros em Setembro, o que corresponde a 2,92% do total dos empréstimos concedidos pela banca.