Depósitos a prazo, obrigações ou PPR. Saiba que produtos financeiros estão disponíveis no mercado
Hoje em dia, não faltam produtos financeiros para aplicar o dinheiro amealhado. Para rentabilizar a poupança é fundamental definir objetivos, perceber como funcionam os instrumentos existentes no mercado e conhecer o perfil de investidor.
Corpo do artigo
Antes de escolher um produto financeiro, deve conhecer-se enquanto investidor. Há opções para todos os perfis, do mais conservador ao agressivo, de acordo com a tolerância em lidar com possíveis perdas. “Temos de deixar cair a velha máxima de que os investimentos são só para quem tem muito dinheiro. Investir é e deve ser para todos. Por isso é que há produtos que se adequam a cada perfil”, sublinha Sérgio Cardoso, administrador da Academia Doutor Finanças.
Depósitos a prazo: Baixo retorno, alta segurança
É uma solução bancária fácil de compreender e geralmente apresentada pela instituição onde o cliente já tem conta à ordem. O consumidor coloca dinheiro numa conta e recebe juros sobre esse montante, durante um período determinado. No entanto, com as taxas de juro a descer, o retorno tende a ser menos significativo. “Ainda assim, é melhor do que ter o dinheiro parado. E é inegável que são os produtos financeiros mais seguros”, aponta Sérgio Cardoso.