O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou, esta sexta-feira, a descida do défice orçamental, dizendo que os dados vão ao encontro das previsões que já tinha avançado.
Corpo do artigo
"Hoje soubemos que crescemos 3% no segundo trimestre e que o défice orçamental desceu para 1,9% do PIB no primeiro semestre deste ano", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, comparando com o mesmo período do ano passado, quando o défice estava nos 3,1%.
O presidente da República falava esta sexta-feira de manhã durante uma visita à nova unidade da Bosch de Ovar, afirmando que estes dados confirmam" as projeções que avançou na Croácia, quando referiu a hipótese de Portugal conseguir um crescimento económico à volta de 3,2% e um défice de 1,4%.
Durante a visita à unidade da Bosch em Ovar, o presidente da República elogiou o trabalho desenvolvido pela empresa, que inaugurou, esta sexta-feira, uma nova área de produção, que permitirá empregar mais 240 trabalhadores e, assim, reduzir em cerca de 10% o desemprego no concelho de Ovar.
O investimento, fixado nos 2,9 milhões de euros, vai permitir à empresa chegar aos quase mil trabalhadores. A nova área de produção com 4000 metros quadrados, vai produzir e exportar peças eletrónicas para fábricas da Bosch em todo o mundo.
Segundo António Pereira, administrador da unidade de Ovar da empresa, esta expansão da fábrica vai permitir um aumento de 10% no volume de vendas já em 2017 e cerca de 45% no próximo ano.
A Bosch tem três unidades de produção em Portugal - Braga, Aveiro e Ovar - e é um dos maiores empregadores industriais de Portugal. Em 2016, gerou 1,1 mil milhões de euros em vendas internas.