A Salvador Caetano prossegue a ofensiva no segmento dos veículos elétricos e, de uma assentada, junta três novas marcas ao seu portefólio: a Dongnfeng; a Voyah: e a M-Hero, esta com um poderoso TT, de 1088 cavalos, que exige carta de condução de pesados.
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Dongfeng, a marca "mãe", é um dos maiores fabricantes chineses de automóveis, estando no mercado desde 1969. Começou nos comerciais e veículos militares, tem uma parceria com a Honda e fabricou motores para a Nissan. Só no ano passado vendeu, na China, 2,43 milhões de veículos.
A marca chegou há Europa há cerca de dois anos, com a Voyha, mas só há cerca de um mês, em Itália, encarou de frente o mercado, apresentando o novo Box, um citadino elétrico com 4,02 metros de comprimento, para 1,81 de largura, uma bateria de iões de lítio de fabrico próprio com 42,3 kWh de capacidade e 96 cavalos de potência. Anuncia uma autonomia de até 310 quilómetros e um preço, aliciante, de 22.750 euros, se contarmos com o incentivo ao abate e está, a partir deste mês, em Portugal.
Apresentado nos arredores de Lisboa, o BOX um carro que representa "o novo luxo urbano acessível e ecológico", e, na verdade, tem equipamentos pouco usuais neste segmento, como sejam os estofos e volante em pele sintética, o banco do condutor é elétrico, com memória, função de boas-vindas, aquecido e ventilado.
Dispõe de um sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 12,8 polegadas, câmara de 360 graus e o painel de instrumentos surge num ecrã LCD TFT de 5 polegadas. De série conta, também, com sistema de manutenção de faixa de rodagem, travagem autónoma de emergência e cruise control adaptativo.
"O facto de entrarmos no mercado com uma marca Premium é um desafio adicional, mas que nos traz grande credibilidade ao demonstrar o que a marca consegue fazer. Trazemos valor acrescentado ao cliente final. E o BOX é uma oferta quase única no mercado, ao ser um carro muito compacto com equipamentos que não existem em muitos de segmentos superiores", afirmou Luís Santos, (COO (Chief Operating Officer, ou Diretor de Operações) da marca na Península Ibérica.
O importador, que também vai introduzir a marca em Cabo Verde e no Senegal, países onde a Salvador Caetano está presente há alguns anos, não excluiu a comercialização de uma versão com uma bateria mais pequena e autonomia a rondar os 210 quilómetros.
"Veremos. Achamos, pela nossa experiência, que essas versões são usualmente anunciadas para comunicar preço, pois a maioria dos clientes, tendo a oportunidade, optam por uma bateria maior", sublinhou Luís Santos.
SUV e MPV de luxo
Mas se a grande aposta é o BOX, o segmento SUV estará representado pela Voyah, uma sub-marca da Dongfeng, que chega com os Courage, Free (do segmento E) e o Dream, um MPV (Multi Purpose Vehicles, ou monovolume).
O primeiro chega nas versões Exclusive e Luxury, que recorrem à mesma bateria de 80 kWh fornecida pela CATL, sendo que a primeira tem tração traseira, motor de 292 cavalos e apresenta uma autonomia de até 476 km. A Luxury, tem tração integral, 435 cavalos de potência e uma autonomia de 446 quilómetros.
O VOYAH Free privilegia a aerodinâmica e, com 489cv de potência, obtidos a partir de uma bateria de 106 kW de capacidade, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h, atingindo os 500 quilómetros de autonomia (no ciclo WLTP combinado).
Tem suspensão pneumática a ar, teto panorâmico polarizado, estofos aquecidos e ventilados (com massagem), sistema de visão noturna e sistema de som de alta qualidade da Dynaudio, custando a partir dos 85 mil euros.
Já o Dream é um MPV 100% elétrico do segmento Premium de luxo, com um comprimento de 5,3 metros, três filas de lugares com bancos aquecidos, ventilados e com massagem e dois tetos panorâmicos. Os 435 cavalos de potência e uma bateria com 108,7 kWh de capacidade, permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos, tendo uma velocidade máxima limitada aos 200 km/h e uma autonomia em ciclo WLTP combinado de 482 quilómetros.
Custa a partir dos 109 mil euros.
M-Hero: um TT do outro mundo
Outra das novidades apresentadas em Loures foi o M-Hero, um imponente TT 100% elétrico, com quatro motores, quatro rodas direcionais, 1088 cavalos de potência e 1400 Nm de binário, cujo principal entrave à comercialização será o peso (cerca de 3,9 toneladas) que, para já, obriga a ter carta de condução de pesados.
"As marcas estão a fazer um esforço junto da Comissão Europeia para que o peso das baterias seja retirado do total a considerar, tal como já existe para os comerciais elétricos, que podem ser conduzidos com carta de ligeiros. Mas, mesmo assim, o M-Hero está disponível em Portugal por encomenda", revelou Luís Santos, sem indicar o preço de venda ao público.
O M-Hero mede 4,98 metros de comprimento, tem 2,08 de largura e uma altura de 1,93 metros e, apesar das dimensões apresenta um ângulo de viragem mínimo de 5,1 metros. Os quatro motores elétricos independentes em cada roda permitem-lhe efetuar subidas com ângulos até 45º e pode andar em modo caranguejo (crab-walking mode).
O responsável da marca notou, ainda, que existe na China uma versão REV (Range Extender Vehicle), com três motores elétricos e um a combustão, este a servir para carregar as baterias, que pesa 3,1 toneladas e pode ser conduzido com carta de condução B. "É uma possibilidade que estamos a estudar", sublinhou Luís Santos.
Mas o responsável da Dongfeng Portugal também não excluiu a importação de modelos da marca com outras motorizações, pois "a Dongfeng tem modelos híbridos, híbridos plug- in e a gasolina".
A marca inicia a sua presença em Portugal com concessionários no Porto, Coimbra, Leiria, Viseu, Lisboa e São Miguel (Açores). Em 2025 expande-se para Gaia, Aveiro, Almada, Bragança, Braga, Guimarães, Madeira, Viana do Castelo e Faro.