A economia portuguesa cresceu 1% no primeiro trimestre de 2010 face aos três meses anteriores, segundo o Instituto Nacional de Estatística. É o maior crescimento da União Europeia.
Corpo do artigo
Em relação ao primeiro trimestre de 2009, a economia nacional cresceu 1,7%.
No quarto trimestre de 2009, o PIB português tinha diminuído 1% em termos homólogos e recuado 0,2% em cadeia (em relação trimestre anterior).
De acordo com a estimativa rápida do o Instituto Nacional de Estatística (INE), verificou-se uma "melhoria dos contributos da procura interna e da procura externa líquida, mais intensa no primeiro caso", acrescenta.
Maior crescimento da UE
Portugal registou o maior crescimento da União Europeia no primeiro trimestre de 2010, de acordo com os dados disponibilizados pelo Eurostat.
Em termos homólogos, Portugal surge também entre os países com mais crescimento, ultrapassado pela Eslováquia que no primeiro trimestre de 2010 conseguiu um crescimento de 4,6% face aos primeiro três meses de 2009.
Quanto aos países mais frágeis da zona euro, além de Portugal, que não atingia um valor tão alto desde o primeiro trimestre de 2007, foi a Itália que registou melhores crescimentos. Quando comparado o primeiro trimestre de 2010 com o último de 2009, a Itália cresceu 0,5%, enquanto o crescimento em termos homólogos foi de 0,6%.