As economias da zona euro e da União Europeia cresceram ambas 0,8% no primeiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, de acordo com a estimativa rápida do Eurostat, divulgada esta sexta-feira.
Corpo do artigo
Já em termos homólogos, os Produtos Internos Brutos (PIB) ajustados de sazonalidade na zona euro e na União Europeia (UE) aumentaram ambos 2,5% nos primeiros três meses desde ano, depois de terem registado crescimentos de 2% e 2,2% no trimestre anterior.
Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, à excepção de Portugal (onde a economia caiu 0,7%), todos os países registaram crescimentos em relação ao trimestre anterior, incluindo a Grécia, que cresceu 0,8%.
A Estónia e a Lituânia registaram os maiores crescimentos trimestrais: 2,1% e 3,5%, respectivamente. Em termos homólogos, as economias da Estónia e da Lituânia voltaram a registar as maiores subidas.
As economias portuguesa e grega protagonizaram as únicas duas quedas face ao primeiro trimestre do ano passado: 0,7% e 4,8%, respectivamente.
Os dados do gabinete de estatísticas da União Europeia indicam ainda que nos primeiros três meses deste ano, a economia dos Estados Unidos cresceu 0,4%, face ao trimestre anterior, depois de ter crescido 0,8% no quarto trimestre de 2010.
O PIB norte-americano aumentou 2,3% em termos homólogos e 0,4% face ao último trimestre de 2010.