As exportações portuguesas para Espanha ultrapassaram em Outubro, pela primeira vez, as importações, com as vendas a atingirem o valor recorde de 1,9 mil milhões de euros, anunciou a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola.
Corpo do artigo
Devido a este facto inédito, Portugal ascendeu, em Outubro, ao quarto lugar do 'ranking' dos principais países fornecedores de Espanha, adianta o mesmo organismo em comunicado, citando os dados mais recentes da Agência Tributária espanhola.
As importações de Espanha atingiram, no mesmo mês, 1,8 mil milhões de euros.
Portugal vende para Espanha, sobretudo, artigos de moda (roupa, sapatos e produtos para bebés) e de lazer (óculos, motociclos, bicicletas e artigos desportivos).
De acordo com os dados oficiais espanhóis, para o volume de exportações portuguesas para o país vizinho contribuiu o sector dos bens de consumo, que aumentou, em Outubro, 479% face ao período homólogo de 2010, para os 1,2 mil milhões de euros.
Nos bens de consumo, as áreas com maior crescimento foram a moda e o lazer, sendo que, neste última, as exportações passaram dos 23 milhões para os 270 milhões de euros.
Já na moda, as exportações subiram, em idêntico período, dos 97 milhões para os 841 milhões de euros.
Contabilizando, no entanto, a totalidade dos dez primeiros meses de 2011, Portugal comprou mais a Espanha do que vendeu: o volume de exportações (8,8 mil milhões de euros) ficou quase a metade do das importações (14,2 mil milhões de euros).
Apesar disso, realçam as estatísticas espanholas, os quase dois milhões de euros do volume de exportações portuguesas em Outubro ultrapassam a média mensal de vendas para Espanha, que atingiu os 766 milhões de euros.
Do mesmo modo, os 1,8 mil milhões de euros de importações de Espanha representam um recorde mensal de vendas para Portugal.