A partir de segunda-feira, será possível a um cidadão da União Europeia pagar uma factura emitida num país numa conta bancária noutro Estado-membro, através de débito directo.
Corpo do artigo
Os débitos directos são uma modalidade simples de pagamento de contas de água, luz, telefone, portagens, entre outros, através do qual - e mediante uma autorização do cliente - a factura é debitada na sua conta.
A partir de segunda-feira, consoante a rapidez de adesão dos Estados-membros a este sistema, uma factura de telefone de um operador português poderá ser debitada directamente numa conta bancária em Espanha ou na Bélgica, ao abrigo da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA, na sigla inglesa).
A SEPA vai harmonizar milhões de pagamentos electrónicos diários feitos através de transferências bancárias, débitos directos e cartões bancários.
A SEPA foi lançada em Janeiro de 2008, com o objectivo de simplificar e harmonizar os pagamentos por cartão bancário, levantamentos e transferências bancárias na Zona Euro.
A Área Única irá ainda permitir que os clientes façam e recebam pagamentos em euros, nunca em numerário, em qualquer país aderente (os 27 Estados-membros mais a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça), nas mesmas condições e com a "rapidez, segurança e eficácia" com que o fazem a nível nacional.