Filmagem de "Velocidade furiosa" acelera economia de Viseu a Vila Pouca de Aguiar
Hotelaria e restauração são as áreas mais beneficiadas, mas reboques, catering e limpeza também ganham.
Corpo do artigo
As cidades e vilas do eixo da autoestrada 24 (A24), entre Viseu e Vila Pouca de Aguiar, vão estar em polvorosa durante os próximos meses devido à rodagem de cenas para o filme "Velocidade furiosa X", que tem Portugal como um dos cenários. Se por um lado, há vantagens económicas próprias de uma megaprodução de Hollywood, por outro, também há inconvenientes, como o corte daquela via ao trânsito já a partir de hoje.
Os contratempos deverão ser compensados no futuro. Andreia Rodrigues, presidente do Centro Portugal Film Comission adianta, ao JN, que tem "a garantia de que as cenas que vão aparecer no "Velocidade Furiosa X" serão identificadas como tendo sido gravadas em Portugal". Uma vantagem sobre outras produções em que "a maior parte das imagens aparecem apenas como cenários e não estão identificadas com o país onde foram filmadas".
O filme já mexe, sobretudo em Viseu e Vila Real. José Loureiro, presidente da delegação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal diz que "o lado mais visível é a reserva de dormidas em hotéis, [como é o caso do Montebelo, em Viseu, onde ficarão técnicos, duplos e alguns atores], serviços de catering, armazéns e outros meios logísticos".
Em Vila Real, o presidente da Câmara, Rui Santos, sabe que "haverá centenas de pessoas na cidade a trabalhar no filme", sendo que, as de fora vão "ocupar a restauração e a hotelaria". Também há "empresas locais de reboques, catering, limpeza, entre outras, que já estão contratadas".
Jorge Loureiro acrescenta que "tão importante como o presente é o futuro", pois "este tipo de realizações deixa uma pegada significativa", uma vez que os locais onde são rodados os grandes filmes transformam-se numa espécie de "santuários para onde os fãs de todo o Mundo se mobilizam".
"bombas" coincidentes
O início das gravações no Douro ocorre na semana em que Vila Real recebe a prova portuguesa da Taça do Mundo de Carros de Turismo. Uma coincidência "extraordinária", considera o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, dado que "ajuda a mobilizar ainda mais a economia num território afastado da Área Metropolitana do Porto".
Filmagens
Vin Diesel e companhia só dois ou três dias
Não vai ser fácil assistir à gravação de cenas com as estrelas Vin Diesel e Jason Momoa, entre outros. Não só porque a maior parte das representações de risco neste tipo de filmes de ação são feitas por duplos, mas também porque os principais nomes do elenco só vão estar por cá "dois ou três dias", de acordo com Andreia Rodrigues, e ainda em data por anunciar. Nesta altura só está em Portugal pessoal técnico e duplos. "Nos próximos dias ainda não contamos aqui com os grandes protagonistas", sublinha a responsável da Centro Portugal Film Comission.
Custo
300 milhões de dólares
equivalem a 284 milhões de euros e é quanto vai custar o filme "Velocidade furiosa", de acordo com a publicação norte-americana "The Hollywood Reporter". Este valor não inclui gastos em marketing e publicidade.
Portuguesa no elenco
Daniela Melchior vai entrar na película, que tem argumento de Justin Lin e Dan Mazeau, ao lado de estrelas como Vin Diesel, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson e Michelle Rodriguez, entre outros. Além de Portugal, a rodagem também acontece no Reino Unido e em Itália.