A Finlândia vai apoiar o resgate de Portugal, anunciou o primeiro-ministro indigitado, esta quarta-feira, após chegar a um acordo com os social-democratas.
Corpo do artigo
"O Partido da Coligação Nacional e o Partido Social Democrata chegaram a acordo para participar no resgate a Portugal", revelou o próximo primeiro-ministro da Finlândia, Jyrki Katainen.
O terceiro partido da Finlândia, os Verdadeiros Finlandeses (nacionalista), já tinha anunciado publicamente a sua oposição à ajuda a Portugal, colocando em dúvida se a medida de emergência teria uma maioria de apoio no parlamento. A decisão dependia da posição dos sociais-democratas, o segundo maior partido.
No entanto, a Finlândia quer que Portugal se comprometa com a venda activos estatais como pré-condição para receber apoio financeiro, sublinhou Jyrki Katainen.
O programa de auxílio financeiro (de 78 mil milhões de euros, dos quais 52 mil provenientes da Comissão Europeia) será aprovado pelos ministros das Finanças da zona euro, na próxima segunda-feira.