O Fundo Monetário Internacional prevê que a economia portuguesa cresça apenas 1,2% em 2015, 0,3 pontos percentuais abaixo do estimado pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.
Corpo do artigo
Numa nota sobre a primeira visita de monotorização após a conclusão do programa de assistência financeira, o FMI estima que o crescimento português se mantenha abaixo dos 1,5% (que o Governo prevê para o próximo ano) não só em 2015, mas também em 2016.
A instituição liderada por Christine Lagarde antecipa que a economia portuguesa cresça 1,2% no próximo ano e 1,3% em 2016.
As previsões para a economia portuguesa conhecidas, esta quarta-feira, demonstram também uma revisão em baixa das estimativas do Fundo conhecidas em outubro (no 'World Economic Outlook'), quando previa um crescimento económico semelhante ao do Governo para o próximo ano, ou seja, de 1,5%.
A instituição sedeada em Washington revê também em baixa o crescimento económico previsto para 2014, estimando agora que se fique pelos 0,8%, quando em outubro estava alinhada com a previsão do Governo e antecipava um crescimento de 1%.