O preço dos combustíveis vai refletir, esta segunda-feira, os efeitos da instabilidade nos mercados causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, com uma subida de 2,5 cêntimos no gasóleo e de dois cêntimos na gasolina.
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É a nona subida desde o início deste ano, que deverá elevar para 1,681 euros o preço médio do gasóleo simples em Portugal e para 1,833 euros o litro da gasolina simples 95.
O preço dos combustíveis reflete a média da cotação do petróleo e dos produtos refinados na semana imediatamente anterior, com as subidas a ocorrerem à segunda-feira. Assim, e desde 3 de janeiro, a gasolina simples 95 acumula um agravamento de 14 cêntimos, passando de 1,693 euros para 1,833 euros, um aumento de 8,27%. No caso do gasóleo, o preço subiu quase 17 cêntimos (de 1,513 para 1,681 euros), mais 11,1%.
Significa que, para abastecer um depósito de 50 litros, nesta semana, vai ter de pagar cerca de 91,65 euros, no caso da gasolina simples 95, mais sete euros do que no início do ano. Num carro a gasóleo, o agravamento, face ao arranque deste ano, é de 8,4 euros.
Nas últimas semanas, com a crescente instabilidade da Ucrânia, as cotações do Brent, petróleo do mar do Norte, reforçaram a tendência de subida que vinham já desde os finais de 2020.
E porque estão os combustíveis em Portugal tão caros - há já bombas onde o preço da gasolina 98 está acima dos dois euros o litro -, se as cotações do petróleo estão ainda abaixo dos valores históricos acima dos 115 dólares o barril de junho de 2014 ou os mais de 126 dólares de março de 2012?
Biocombustíveis pesam
Segundo a Direção-Geral da Energia e Geologia, o preço médio anual da gasolina especial 98 foi de 1,822 euros, em 2012, e de 1,711 euros, em 2014. A explicação está no efeito cambial e na componente fiscal, segundo o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
De lá para cá houve um "aumento significativo" dos impostos (ISP e IVA). Por outro, o aumento "muito significativo" na incorporação de biocombustíveis, que "são mais caros que os combustíveis fósseis", ajudam também a explicar.
Passada a barreira dos 100 dólares
Na quinta-feira passada, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, o Brent atingiu máximos desde 2014, com o barril para a entrega em abril a chegar quase aos 106 dólares (em abril de 2020, com a pandemia, o crude chegou a valores negativos), enquanto o de entrega em maio chegou a 102,20.
Taxa de carbono também faz agravar
Em 2014, a taxa de carbono, incorporada no valor do ISP, nem sequer existia. Em 2015, a taxa de carbono custava 11,563 euros por mil litros de gasolina e, em 2021, custava quase cinco vezes mais: 54,340 euros por cada mil litros. No gasóleo, evoluiu de 12,597 euros para 59,201 euros.