Mais de 3500 militares da GNR vão fiscalizar a partir desta segunda-feira e durante uma semana os veículos pesados de mercadorias no âmbito de uma operação europeia.
Corpo do artigo
A operação de intensificação de fiscalização rodoviária de veículos pesados de mercadorias vai decorrer em todo o país entre segunda-feira e domingo, anunciou, esta segunda-feira, aquela força de segurança.
Para esta operação, denominada "Truck", vão estar empenhados mais de 3500 militares, que vão realizar cerca de 1300 ações de vigilância e fiscalização orientadas para as estradas mais críticas e onde normalmente se verifica um maior tráfego de veículos de mercadorias, adianta a GNR
A operação surge no âmbito do plano definido pelo Euro Contrôle Route (ECR), grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é melhorar a segurança rodoviária através do cumprimento das normas de transporte por estrada.
O ECR é composto por 14 países membros, havendo quatro estados observadores, entre os quais se encontra Portugal, representado através do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestre.