O Governo anunciou, esta quarta-feira, o aumento de vários impostos. O IRS é aumentado através de uma sobretaxa de 4%, de uma redução dos escalões de oito para cinco e com mais uma sobretaxa extraordinária de solidariedade de 2,5% sobre os rendimentos mais elevados.
Corpo do artigo
Os rendimentos sujeitos a IRS e pagos durante o ano de 2013 vão ser sujeitos a uma sobretaxa de 4%, semelhante à aplicada em 2012 nos subsídios de Natal.
O Governo vai repetir o esquema da sobretaxa no IRS já observado em 2011, mas desta vez o efeito será mais duro para as famílias: em vez de 3,5% esta taxa adicional do imposto será de 4% e vem somar-se ao agravamento que muitos portugueses irão sentir devido à redução dos escalões deste imposto.
"Será aplicada uma sobretaxa de 4% sobre os rendimentos de 2013, em moldes semelhantes ao observado em 2011", disse hoje Vítor Gaspar, que está a apresentar o novo pacote de austeridade para este ano e o próximo.
Vítor Gaspar não entrou em detalhes, sublinhando que estes serão incluídos no Orçamento do Estado para 2013, mas deixou antever que será aplicada sobre todos os rendimentos (de trabalho, de capitais e prediais) como sucedeu no ano passado.