Grécia acredita que conseguirá pagar sexta tranche do empréstimo do FMI/UE em Setembro
A Grécia está confiante no pagamento previsto para Setembro da sexta tranche de oito mil milhões de euros do empréstimo concedido pelo Fundo Monetário Internacional e União Europeia, apesar da crise económica, disse o ministro das Finanças grego.
Corpo do artigo
Em declarações ao jornal Kathimerini, Evangelos Venizelos afirmou: "As necessidades do empréstimo da Grécia estão asseguradas (...). Contudo, o nosso dever é continuar o nosso trabalho durante esse período crucial e demonstrar responsabilidade e eficácia".
A Grécia recebeu até agora cinco parcelas, num total de 65 mil milhões, de um empréstimo de 110 mil milhões de euros concedido pelo FMI e pela UE em maio de 2010, no início da crise económica grega.
Peritos da 'troika', constituída pelo Banco Central Europeu (BCE), UE e FMI, devem chegar no final deste mês a Atenas para fazer o controlo regular das contas gregas antes de dar luz verde para o pagamento em Setembro da sexta tranche no valor de oito mil milhões de euros.
Perante a incapacidade de conter a crise na Grécia, a zona euro decidiu na cimeira extraordinária de 21 de Julho, em Bruxelas, conceder à Grécia uma nova ajuda de 160 mil milhões de euros até 2014, dos quais 50 mil milhões deverão ser para o sector privado.