G7 devem realizar nova conferência telefónica antes da abertura dos mercados asiáticos
Os ministros das Finanças e os responsáveis pelos bancos centrais dos países do G7 devem realizar uma nova conferência telefónica antes da abertura dos mercados asiáticos na segunda-feira, informou este domingo a agência noticiosa japonesa Jiji Press.
Corpo do artigo
Os responsáveis dos países do G7 (Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Canadá, Itália e Reino Unido) poderão divulgar uma declaração comum para tentar conter o pânico no mercado com receios sobre a crise da dívida, segundo informações publicadas em diversos media japoneses.
Após a diminuição da classificação da dívida norte-americana na sexta-feira, o Japão, segundo credor dos Estados Unidos, disse que a sua política relativa aos títulos do Tesouro norte-americano não se tinha alterado.
A presidência francesa do G7 e os outros países membros do grupo observaram um silêncio absoluto sobre uma conferência telefónica dedicada à crise da dívida e à situação dos mercados financeiros na noite de sábado para domingo e que tinha sido anunciada pela Itália.
Questionados pela agência France Presse, nem o Eliseu, nem o Ministério da Economia e Finanças francês confirmaram formalmente a realização da conferência.