As equipas técnicas envolvidas nas negociações entre a Grécia e os credores vão redigir um projeto de acordo, anunciou fonte governamental grega.
Corpo do artigo
A Grécia, que tem problemas de liquidez e corre risco de incumprimento, está desde fevereiro a negociar com os credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) um acordo para que seja desbloqueada uma tranche de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido ao país em 2012.
"Um projeto de acordo vai começar a ser redigido hoje em Bruxelas", disse a fonte. "O primeiro-ministro grego vai estar em contacto constante com outros dirigentes para facilitar um acordo", acrescentou.
O compromisso envolverá os níveis de excedente orçamental primário (excluindo os encargos com a dívida), a reforma do IVA, uma revisão do sistema de reformas e pensões e a dívida.
Segundo Atenas, a reforma das pensões terá por objetivo limitar as reformas antecipadas e a unificação das distintas caixas de pensões, sem prejuízo de direitos adquiridos.
O Governo grego compromete-se também a realizar um amplo estudo sobre a sustentabilidade do sistema de segurança social, mas não tenciona fazer mais cortes, disseram fontes governamentais.
A reunião do Grupo de Bruxelas deveria começar ao início da tarde, mas foi atrasada devido ao encerramento do espaço aéreo belga provocado por uma avaria no sistema de controlo.