Seja pela estética disruptiva ou pelas caraterísticas técnicas, o Hyundai Inster, novo elétrico da marca coreana, tem tudo para agitar as águas do segmento A. Já está à venda em Portugal, com preços a partir dos 19.250 e 24.900 euros (para empresa e particulares, respetivamente).
Corpo do artigo
O Inster assinala a entrada da Hyundai no segmento A totalmente eletrificada e ambiciona redefinir os padrões de design exterior e interior, oferecendo uma autonomia acima das médias do segmento e mesmo as do patamar seguinte.
Disponível com duas configurações de bateria (42 kWh e 49 kWh, correspondendo a 97 e 115 cavalos de potência), a primeira na versão Standard-range e a segunda na de long-range, tem autonomias anunciadas de 327/473 km (combinado e em cidade) e de 360/493 km, respetivamente.
Esteticamente, o Inster inspira robustez e a grande distância entre eixos, que contribui para uma estética mais dinâmica, traduz-se num habitáculo amplo.
Na dianteira, a assinatura luminosa em LED, com as distintivas luzes diurnas e os indicadores de mudança de direção com um padrão pixelizado, conferem ao modelo uma identidade visual inconfundível.
A grelha dianteira preta, com um design que evoca uma placa de circuito, integra os faróis, a porta de carregamento elétrico e a câmara frontal.
Na traseira, os indicadores de mudança de direção, a luz de reserva e o farol de nevoeiro também recorrem à tecnologia LED, otimizando a visibilidade e a segurança.
As opções de jantes vão desde as de aço de 15 polegadas com tampas, até às de liga leve de 15 e 17 polegadas.
No interior destaque-se a possibilidade de rebater totalmente os bancos traseiros e dianteiros - permitindo até o transporte de uma prancha de surf ao lado do condutor -, e a regulação longitudinal dos bancos traseiros na configuração de quatro lugares, que permite aumentar a capacidade da mala.
O seletor de velocidades shift-by-wire, colocado na coluna atrás do volante, otimiza o espaço na consola central e é possivel personalizar o interior através de guarnições nos frisos superiores das portas, e, dependendo da versão, detalhes em pintura metálica nos puxadores interiores adicionam um toque de sofisticação ao habitáculo.
Com dimensões compactas (3.825 mm de comprimento, 1.610 mm de largura e 1.575 mm de altura), o Inster tem uma distância entre eixos de 2.580 mm e a capacidade da bagageira varia entre os 238 e os 351 litros com os bancos traseiros na sua posição normal, podendo alcançar os 1059 litros com os bancos traseiros totalmente rebatidos.
O conforto térmico é assegurado pelo ar condicionado automático de uma zona com sistema de desembaciamento automático. A integração com Apple CarPlay e Android Auto está disponível através de ligação USB, garantindo uma conectividade perfeita com os smartphones dos utilizadores.
Carregamento rápido
O Hyundai Inster não desilude no capítulo do desempenho elétrico, oferecendo capacidades de carregamento que o distinguem no seu segmento.
Pode ser carregado num posto rápido DC com potência igual ou superior a 120 kW, levando a bateria de 10 a 80% em aproximadamente 30 minutos, graças a uma potência máxima de carregamento de pico de 85,3 kW (na bateria de 49 kWh).
Para o carregamento doméstico, o modelo está equipado com um carregador de bordo (OBC) de 11 kW, permitindo um carregamento noturno simplificado.
Para garantir um desempenho consistente, mesmo em condições climáticas adversas, está disponivel um sistema opcional de aquecimento da bateria, que mantém a temperatura ideal para um carregamento e condução eficientes.
Adicionalmente, o sistema de bomba de calor disponível otimiza a utilização de energia ao aquecer o habitáculo, recuperando e reutilizando o calor do ar exterior e dos componentes eletrónicos do veículo, minimizando assim a perda de autonomia em temperaturas mais baixas.
Técnica
O Inster apresenta um coeficiente de arrasto de apenas 0,309, alcançado através da utilização de uma cobertura integral sob o veículo e à adição de um spoiler inferior no para-choques traseiro para otimizar o fluxo de ar.
Em conjunto, estas características ajudam a reduzir o atrito, melhoram a estabilidade a alta velocidade e contribuem para uma maior eficiência energética.
A gestão da resistência ao arrefecimento é controlada por um Air Flap Ativo (AAF) externo, que regula o fluxo de ar para otimizar o arrefecimento do motor, mantendo simultaneamente a eficiência aerodinâmica.
O design das jantes também foi otimizado para facilitar um fluxo de ar suave em torno do veículo, contribuindo para a redução geral do arrasto.
Conectividade
O Inster conta com um sistema de infoentretenimento de última geração, que dispõe de um cluster digital LCD de 10,25 polegadas e um ecrã tátil central de 10,25 polegadas, oferecendo quatro seleções temáticas distintas para personalizar a experiência de condução. O ecrã State of Charge (SOC) contribui para a facilidade de utilização, permitindo aos condutores monitorizar o nível da bateria.
O sistema de reconhecimento vocal torna o controlo por voz mais intuitivo e prático, permitindo aos condutores acederem às funcionalidades do sistema de infoentretenimento e do veículo sem terem de desviar a atenção da estrada ou tocar no ecrã.
Para uma maior flexibilidade, o Inster permite que dois dispositivos sejam conectados simultaneamente, facilitando a alternância entre fontes de multimédia ou chamadas telefónicas.
O sistema integra ainda informações específicas para veículos elétricos, como a localização de estações de carregamento em tempo real e a visualização da autonomia restante no mapa, auxiliando os condutores na gestão das suas rotas e na planificação das viagens.
Para uma experiência ainda mais fluida, os puxadores das portas com sensor tátil opcionais permitem desbloquear o veículo simplesmente puxando o puxador, sem a necessidade de premir qualquer botão. Em termos de segurança, o sistema Smart Key de série inclui um sensor de movimento para proteger contra potenciais ataques cibernéticos.
As opções de carregamento de dispositivos no interior do veículo são facilitadas pela porta de carregamento USB do tipo C na frente, onde existe, ainda, um painel de carregamento sem fios opcional.
Adicionalmente, está disponível como opção uma porta de carregamento USB C-Type traseira.
Segurança
A marca dotou o Inster com o Hyundai Smart Sense, um conjunto de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) que inclui Travagem Autónoma de Emergência , Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKA+LFA), Sistema de Alerta de Fadiga do Condutor (DAW) e Controlo Automático dos Máximos (HBA).
De série são, ainda, a câmara no Habitáculo, o alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros, que deteta se uma porta traseira foi aberta e fechada antes de o veículo ser ligado e alerta o condutor com uma mensagem no painel de instrumentos para verificar o banco traseiro ao sair do veículo, e Cruise Control Inteligente com Stop and Go (SCC).
O Hyundai Inster já está disponível nas concessões com uma campanha especial para empresas e ENI (Empresário em Nome Individual) a partir de 19.250 euros (+IVA).
Para particulares, a proposta comercial de lançamento contempla a versão Comfort por 24.900 euros, a Style por 27.450 euros e a Style Plus por 29.450 euros.