Os industriais e agricultores que queiram comprar novos equipamentos ou reformular as suas instalações para poupar energia podem candidatar-se a fundos europeus. O prazo acaba a 27 de abril de 2017. Nesta fase haverá 1,350 milhões de euros.
Corpo do artigo
O concurso foi lançado esta terça-feira, ao abrigo do Fundo de Eficiência Energética, e dará subsídios a fundo perdido às empresas industriais e agrícolas que melhorem a sua eficiência energéticas Na prática, os candidatos podem receber até 30% do dinheiro gasto (despesas consideradas elegíveis), até ao máximo de 80 mil euros. Os restantes 70% serão pagos do seu bolso.
Em concreto, adiantou a Secretaria de Estado da Energia na tarde desta terça-feira, podem ser candidatados investimentos que melhorem o desempenho energético das instalações fabris ou agrícolas, a substituição dos equipamentos por outros mais eficientes, a instalação de dispositivos de controlo, entre outros.
Uma condição fundamental é que os investimentos sejam recuperados num espaço de tempo inferior a sete anos.
No total, Fundo de Eficiência Energética dispõe de 1,350 milhões de euros para comparticipar estes investimentos. Em 2016, o fundo já abriu concursos no valor de 6,8 milhões de euros.