
Empresários e líderes no âmbito da inovação trocaram experiências e visões para o futuro
D.R.
O alerta foi dado por um conjunto de líderes da inovação, num encontro que decorreu no Porto. I3S e CEiiA unem-se para impulsionar valor económico no Norte. Talento e parcerias estratégicas são a chave para o novo quadro europeu.
O I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, foi o palco de um debate estratégico sobre o futuro da inovação em Portugal. No âmbito do Grupo de Reflexão SK - Sharing Knowledge, líderes do I3S e do CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento) partilharam, na última quarta-feira, experiências e deixaram avisos claros: sem escala e sem um reforço sério no investimento, a capacidade de intervenção internacional do país continuará limitada.
Cláudio Sunkel, Diretor do I3S, sublinhou a urgência de uma aposta mais robusta na ciência para gerar valor com real impacto económico. Para o responsável da instituição, que fundiu três institutos da Universidade do Porto, há uma década, "os atuais níveis de investimento permanecem aquém do necessário para projetar Portugal globalmente".
No mesmo sentido, José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, apontou a retenção de talento e a criação de redes de parceria como pilares fundamentais. Com 25 anos de história focados na mobilidade, aeronáutica e espaço, o CEiiA tem sido apresentado como um modelo de especialização estratégica. Este sucesso é corroborado pelo setor industrial, como destacou Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, que recordou as duas décadas de colaboração com o centro como um processo contínuo de aprendizagem e excelência.
O desafio da coesão territorial
Apesar do sucesso daqueles dois "gigantes" da região Norte, o debate trouxe para a mesa a assimetria geográfica. Luís Ramos, professor da UTAD, alertou para a realidade do Interior, que enfrenta uma fuga crescente de capital e talento. O académico defendeu que o modelo de sucesso do I3S e do CEiiA precisa de ser replicado em territórios mais desfavorecidos para garantir um impacto social e económico equilibrado.
O encontro terminou com um consenso entre Sunkel e Felizardo: a estratégia regional de inovação do Norte deve assentar numa agenda de maior foco e articulação. Perante o novo quadro de financiamento europeu, os líderes acreditam que esta é uma oportunidade única para que o percurso de excelência de ambas as instituições sirva de motor para uma nova fase de desenvolvimento estratégico no país.

