Este ano, seis companhias estreiam-se nas ligações aéreas ao Porto. Hoje, chega o primeiro voo da Sun d'Or, proveniente de Telavive.
Corpo do artigo
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro recebe esta segunda-feira o voo inaugural da Sun d'Or, proveniente de Telavive. Os israelitas são os primeiros a dar asas às novas rotas no Porto. Para este ano, há mais cinco companhias de aviação comprometidas em ligar o Norte do país ao estrangeiro: Austrian Airlines, Air Baltic, Norwegian, Scandinavian Airlines e a islandesa Play. O presidente do Turismo Porto e Norte, Luís Pedro Martins, antevê que "2023 possa ser um ano histórico".
Às seis estreantes companhias há que juntar os reforços anunciados por parte da Ryanair, Easyjet e Eurowings. A Ryanair fortaleceu a operação com 57 rotas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, incluindo seis novas ligações para Billund, Bergerac, Maastricht, Madeira, Estrasburgo e Breslávia. O presidente executivo da empresa irlandesa, Michael O"Leary, que promete "continuar a investir fortemente" no nosso país, fala na "maior programação de sempre em Portugal".
"Estamos comprometidos com a captação de mercados de longo curso, desiderato para o qual a chegada de uma companhia de Israel é um passo importante, Estes mercados de grande poder aquisitivo são fulcrais para o aumento dos proveitos. Estes turistas ficam mais tempo e viajam mais por todo o destino".
A Eurowings, do Grupo Lufthansa, vai passar a voar entre o Porto e Berlim, numa aposta que arranca este mês. A Easyjet colocou à venda voos para as novas rotas de verão. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro passará a ter ligações a Nápoles e Palermo, em Itália.
Também a TAP, ainda liderada por Christine Ourmières-Widener (antes da presidente da companhia portuguesa ter sido exonerada pelo Governo), anunciou um novo voo direto para Luanda e novas frequências para o Brasil. Um acrescento que não apaga as críticas à insuficiente presença da operadora nacional no Norte, oriundas dos mais variados quadrantes, desde autarcas a empresários, passando por líderes de diferentes instituições.
Como salienta Luís Pedro Martins, "a aposta no fluxo turístico dos mercados tradicionais e de proximidade é para manter, mas também há um grande comprometimento na captação de mercados de longo curso de destinos como o Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e Médio Oriente".
Aqui enquadram-se os voos e os turistas que começarão a chegar de Israel. "O Turismo do Porto e Norte está a desenvolver uma campanha com a Sun d"Or para promover esta rota, em parceria com o Turismo de Portugal. Está ainda a trabalhar em conjunto com a Associação de Agentes de Viagem de Israel no aumento da reputação do Porto e Norte e na capacitação dos agentes de viagem para venda da região", revela.
Em 2022, o Norte de Portugal recebeu mais de 41 mil hóspedes oriundos de Israel, posicionando-se como o 13.º mercado internacional emissor. No ano transato, ainda sem uma ligação direta, o número de turistas israelitas teve um crescimento na ordem dos 32%, comparativamente com 2019.
Apontamentos
Aeroporto premiado
Este mês, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro voltou a ser distinguido pelo organismo mundial Airports Council International. Após a colocação entre os melhores da Europa, no ranking da Airhelp, empresa de defesa dos direitos dos passageiros, viu renovada a distinção de "excelência aeroportuária".
O operador turístico Soltour vai ligar o Porto e a Eslovénia, entre 27 de abril e 1 de maio. Já a SATA Açores foi contratada por um operador para voar para Saidia, em Marrocos, entre 5 de junho e 15 de setembro.
Emirates em 2024
A Emirates divulgou que espera retomar os voos entre Porto e Dubai no segundo semestre de 2024. "O Porto não está esquecido pela companhia", foi garantido.