Já há formulário para apresentar à Segurança Social e ficar em casa com os filhos
Os pais de alunos cujas escolas encerram a partir de segunda-feira vão ter direito a um apoio da Segurança Social durante os próximos 14 dias para poderem ficar em casa, se não puderem estar em regime de teletrabalho.
Corpo do artigo
Os trabalhadores por conta de outrem receberão 66% do salário habitual, que não pode ser inferior a um salário mínimo (635 euros), 50% pago pela empresa e outra metade paga pela Segurança Social.
No Twitter, o deputado Tiago Barbosa Ribeiro esclareceu que para aceder a esse apoio, os trabalhadores por conta de outrem devem apresentar uma declaração à entidade empregadora, a qual é responsável pelo requerimento do apoio junto da Segurança Social.
O deputado junta uma imagem de um documento que terá de ser preenchido. Tiago Barbosa Ribeiro colocou um link para o documento, que se pode fazer "download" no site da Segurança Social, a qual criou um separador próprio para responder a questões sobre este tema e ainda disponibilizou um documento, em pdf, com perguntas e respostas.
Durante a manhã, o site da Segurança Social esteve em baixa, mas o deputado colocou uma imagem do documento no Twitter, que deu para ter uma ideia dos dados necessários a preencher no momento da entrega na entidade empregadora. O documento está agora visível no separador "Documentos e Formulários", logo no topo da lista, sob a designação " Declaração do Trabalhador por Conta de Outrem - Encerramento de Estabelecimento de Ensino."
1238647177506848768
Os trabalhadores independentes na mesma situação terão direito a um apoio de um terço da remuneração média dos últimos meses, num mínimo de 438€ e um máximo de 1095€.
O Governo decretou o Estado de Alerta em Portugal na quinta-feira à noite, após reunião do Conselho de Ministros, horas depois de António Costa, primeiro-ministro, ter anunciado o fecho de escolas e limitações em restaurantes.
Entretanto, em declarações à SIC Notícias, a ministra da Presidência e Modernização Admnistrativa, Mariana Vieira da Silva, garantiu que pelo menos uma escola de cada agrupamento vai continuar aberta par acolher alunos filhos de agentes das forças de segurança e profissionais de saúde.
11929773
Com a declaração do Estado de Emergência, as autoridades e forças de segurança estarão disponíveis para atuar em caso de necessidade devido ao surto de Covid-19.
11923606