Os juros da dívida portuguesa a dez anos continuam hoje, sexta-feira, a cair, um dia depois de o presidente do Banco Central Europeu ter anunciado a continuação da compra de obrigações soberanas.
Corpo do artigo
Pelas 10.10 horas, os juros estavam a negociar, em média, nos 5,842%, abaixo dos 6,141% de ontem, quinta-feira, e face ao máximo histórico de 7,036% que registaram a 10 de Novembro de 2010, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.
O 'spread' da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, também desceu e situa-se nos 320,7 pontos base.
Igualmente em queda seguiam os juros a cinco anos que negociavam nos 4,786%, abaixo dos 4,996% registados na quinta-feira. O 'spread' da dívida portuguesa face à alemã nos títulos a cinco anos fixava-se nos 320,9 pontos base.
As taxas da dívida continuam a baixar depois de o presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado a continuação da compra de obrigações soberanas.
Já no caso dos CDS ('Credit Default Swaps'), o seguro contra o risco de incumprimento da dívida soberana, Portugal é hoje o sexto país do mundo em que o valor mais desce para os títulos a 10 anos e o oitavo para os títulos a cinco anos.
Às 10.06 horas, o valor dos CDS associado aos títulos de Portugal a dez anos recuava 4,2% para 444,12 pontos base.