Os juros da dívida soberana portuguesa a 2, 5 e 10 anos estão a cair, influenciados pelo acordo em Chipre sobre as condições que acompanham o resgate financeiro de 10 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
Cerca das 09.30 horas, os juros da dívida de Portugal estavam a negociar-se no mercado secundário nos 6,412%, abaixo dos 6,422% de terça-feira, enquanto a cinco anos recuavam para os 5,067%, contra os 5,074% da sessão anterior.
No prazo mais curto dos dois anos, os juros seguiam a deslizar para os 3,058%, quando na véspera se situavam nos 5,074%.
Em Espanha e Itália, os juros exigidos pelos investidores para comprarem dívida soberana caíam em todas as maturidades e na Grécia a 10 anos caíam para os 12.095%
Os investidores estão agora mais tranquilos sobre a situação em Chipre, depois de o Governo cipriota ter chegado a acordo com a troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) sobre as condições que acompanham o resgate de 10 mil milhões de euros.
Além da situação do Chipre, persiste na zona euro a incerteza relativamente ao futuro político de Itália, mas para já os investidores estão "a aguardar o desfecho" sobre a formação do novo governo, disseram analistas citados pela agência Bloomberg.