O lucro da Jerónimo Martins subiu 33% no primeiro trimestre deste ano, atingindo os 56 milhões de euros, devido sobretudo às operações na Polónia, anunciou a empresa, esta quarta-feira.
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No mesmo período do ano passado, a detentora dos supermercados Pingo Doce registou lucros de 42 milhões de euros.
De acordo com o comunicado apresentado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido consolidado atingiu 56,4 milhões de euros, "tendo sido a Polónia a responsável por este crescimento".
O presidente executivo da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, realça no documento que a empresa está a crescer a dois ritmos diferentes, sendo que, em Portugal, a situação macroeconómica se tem "vindo a deteriorar", enquanto que na Polónia, "a Biedronka continua a apresentar crescimentos de vendas e resultados notáveis".
Segundo a empresa, as receitas nos primeiros três meses do ano cresceram 14,7% para 2,2 mil milhões de euros, enquanto o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 24%, atingindo os 147 milhões de euros.
A Biedronka registou um aumento das vendas de 21,7%, tendo o Pingo Doce crescido 4,6% e o Recheio 3,7%.
A dívida consolidada diminuiu 133,5 milhões de euros, para 601,8 milhões.
"Em 2011, a Polónia continuará a reforçar o peso da sua contribuição para o crescimento do grupo. A Biedronka prevê aumentar, em termos líquidos, o seu parque de lojas em cerca de 200 localizações, absorvendo aproximadamente 75% do total do investimento previsto para o ano, que se estima em 450/500 milhões de euros", refere a empresa no comunicado.
"Em Portugal, as perspectivas negativas quanto à evolução do rendimento das famílias e do desemprego deverão continuar a reflectir-se no mercado alimentar, levando a alterações nos hábitos de consumo com uma crescente sensibilização ao factor preço", acrescenta.