Um em cada quatro não consegue pagar contas. Mulheres com reduzida escolaridade e rendimentos são as mais afetadas. Falta de bem-estar financeiro aumenta ansiedade e tristeza.
Corpo do artigo
A falta de literacia financeira está a afetar o bem-estar geral dos portugueses e a tendência é para piorar. O problema adensa-se quando um em cada quatro portugueses tem dificuldades em pagar as contas e metade sente ansiedade com as suas finanças pessoais. A nível europeu, o conhecimento financeiro atual de Portugal é inferior ao da Alemanha de há 15 anos.
Estas são as principais conclusões do estudo “Bem-Estar Financeiro em Portugal: Uma perspetiva comportamental”, promovido pelo Doutor Finanças. Na prática, foram colocadas aos inquiridos três questões sobre taxas de juro, inflação e diversificação/risco. Sobre esta última, mais de metade dos participantes respondeu erradamente ou referiram não saber a resposta. Mas há mais: 67% dos inquiridos responderam que têm “demasiadas dívidas neste momento”, quase metade (42%) admitiu que não possui nenhum tipo de poupanças e 45% nunca investiu dinheiro. O estudo inquiriu 800 pessoas entre os 18 e os 75 anos com naturalidade portuguesa e a residir em Portugal.