A CP prevê "perturbações" na circulação de comboios Alfa pendulares e Intercidades, a partir das 20 horas, de hoje, segunda-feira, altura em começa a greve de três dias convocada pelo Sindicato dos Maquinistas.
Corpo do artigo
Os efeitos da greve serão sentidos com maior intensidade a partir de amanhã, terça-feira, quando a circulação de comboios regionais começar a ser afectada. Hoje, segunda-feira, os efeitos da paralisação serão reduzidos, uma vez que só são abrangidos os trabalhadores que entram ao serviço a partir das 20 horas.
"Durante todo o dia 15 de Junho, prevê-se que a circulação seja fortemente perturbada com a supressão de alguns comboios. Nos restantes períodos poderão ocorrer alguns atrasos e supressões pontuais", avisa a CP em comunicado.
A empresa disponibilizará transporte rodoviário alternativo nas linhas da Azambuja, de Cascais, do Sado e de Sintra, e nas linhas Braga e Guimarães, Caíde e de Aveiro.
O protesto dos maquinistas surge em reacção à "suspensão das negociações da contratação colectiva", explicou ao JN António Medeiros, do Sindicato dos Maquinistas. "Estavámos a discutir ganhos de produtividade e mais-valias em termos de regime de trabalho quando as negociações foram fechadas pela empresa", acrescentou.