
O Airbus A320, que entrou ao serviço em 1988, é a aeronave mais vendida no mundo
Foto: Frederic Scheiber/EPA
Menos de uma centena de aviões Airbus da gama A320 continuam imobilizados devido a um "software" de comando vulnerável, entre as cerca de seis mil aeronaves potencialmente afetadas.
Em comunicado, a Airbus precisa que "a grande maioria" dessas aeronaves foi modificada desde o anúncio do problema, na sexta-feira. A fabricante diz estar agora a trabalhar com as companhias aéreas na "modificação das menos de cem aeronaves restantes para garantir que possam ser colocadas novamente em serviço".
A Airbus anunciou na passada sexta-feira a recolha de aproximadamente seis mil aviões A320 para a substituição urgente do "software" de controlo de voo, devido a problemas causados pela exposição à radiação solar.
Em comunicado, a fabricante aeronáutica informou que solicitou a todas as companhias aéreas clientes que utilizam este "software" que "suspendam imediatamente os seus voos" após a análise de um incidente técnico ocorrido em 30 de outubro num voo da JetBlue entre Cancún, no México, e Newark, perto de Nova Iorque, quando uma aeronave teve de realizar uma aterragem de emergência em Tampa, na Florida.
A análise do incidente "revelou que a intensa radiação solar pode corromper dados essenciais para o funcionamento dos controlos de voo".
O Airbus A320, que entrou ao serviço em 1988, é a aeronave mais vendida no mundo. No final de setembro, a Airbus tinha entregado 12.257 aviões A320 (incluindo versões de classe executiva).
