
Modelo A320 é o mais vendido do Mundo, tendo mais de 12 mil unidades.
Foto: Pascal Pavani / AFP
A Airbus informou, na terça-feira, que até 628 dos seus populares aviões A320 em todo o mundo podem precisar de ser inspecionados devido a um "problema de qualidade" numa placa de metal.
Numa nota à agência France-Presse, a fabricante europeia de aeronaves afirmou que o número representa o "total de aeronaves potencialmente afetadas", mas "isso não significa que todas estas aeronaves estejam necessariamente impactadas". Acrescentou que o número de aviões selecionados para inspeção está "a diminuir a cada dia, à medida que as inspeções progridem para identificar aqueles que necessitam de uma ação específica".
Na segunda-feira, a Airbus afirmou ter detectado o "problema de qualidade do fornecedor", mas garantiu que o problema estava "controlado" e afectava apenas "um número limitado de painéis metálicos do A320". As ações da Airbus caíram a pique após a notícia de que problemas de qualidade com os painéis da fuselagem atrasaram a entrega de alguns A320.
Os relatos sobre o novo problema surgiram após um incidente separado, no qual a Airbus informou na semana passada que cerca de seis mil dos seus aviões A320 já não deveriam voar até que fosse realizada uma atualização de software, em resultado de um incidente nos Estados Unidos.
Produzido desde 1988, o A320 é o avião mais vendido no Mundo. A Airbus vendeu 12.257 aeronaves até ao final de setembro, em comparação com a venda de 12.254 Boeing 737.
